Consiste num dispositivo de silicone macio, seguro e eficaz, que é inserido através de endoscopia digestiva alta no estômago e preenchido com solução fisiológica e azul de metileno (corante azul). Ao ocupar parcialmente o estômago o balão intragástrico causa uma sensação de saciedade, resultando na redução de ingestão de alimentos e ajudando no emagrecimento.
Deve ser realizada uma história clínica detalhada incluindo dados pessoais, antecedentes clínicos e cirúrgicos e um exame físico completo (avaliação antropométrica para cálculo do IMC). Alguns exames laboratoriais devem ser solicitados, dentre eles, hemograma completo, glicemia, perfil lipídico (colesterol total e frações, triglicérides), função tiroidiana e coagulograma. Endoscopia digestiva prévia com pesquisa do H. pylori é indicada para avaliação da anatomia do estômago e presença de eventuais alterações que devam ser tratadas antes da colocação do balão.
O processo de colocação é feito com o paciente sob sedação profunda com introdução e preenchimento do balão guiado pela endoscopia e duração em torno de 20 a 30 minutos. Embora não seja um procedimento cirúrgico e nem precise de internação, é normalmente realizado em sala totalmente equipada para este tipo de procedimento. Após a colocação é feito o enchimento do balão com 400 a 700 ml de uma solução salina com azul de por endoscopia e sedação. A retirada é realizada em 6 ou 12 meses, a depender do tipo de balão intragástrico utilizado.
Unidade Centro:
Segunda a Sexta: das 08h às 20h
Sábado: das 08h às 12h
Unidade Sabin:
Segunda a Sexta: das 07h às 17h30
Sábado: das 08h às 12h
Entre em contato