Colonoscopia é o exame endoscópico que examina o reto, intestino grosso e íleo terminal (porção final do intestino delgado). Além da inspeção da superfície intestinal, a colonoscopia permite também a realização de biópsias que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico. Procedimentos terapêuticos também podem ser realizados durante a colonoscopia e entre eles, o mais frequente é a remoção de pólipos, sendo muito importante na prevenção de câncer de intestino. Esse exame é indicado para todas as pessoas acima de 50 anos ou maiores de 40 anos com histórico de câncer de intestino na família.
Para a realização da colonoscopia é muito importante que se faça um preparo intestinal para que os resíduos sejam removidos do interior do cólon e assim o exame possa ser feito com o máximo de segurança e eficácia. Habitualmente, para o preparo intestinal é recomendado dietas e laxativos. A forma de preparo é variável e depende do protocolo empregado no serviço.
O médico lhe explicará o procedimento e responderá suas perguntas. É importante informá-lo a respeito de alergias, medicamentos em uso e eventuais problemas de saúde conhecidos, principalmente cardíacos e pulmonares. Você deitará confortavelmente sobre seu lado esquerdo e receberá soro e uma solução sedativa pela veia para seu relaxamento. O médico então passará o aparelho através do ânus para o reto e posteriormente por todo o cólon. Você poderá sentir alguma cólica e sensação de estufamento, pois é necessário manobrar o aparelho e colocar ar no intestino para permitir o exame de suas paredes. Essas sensações são normais e passam rapidamente. Às vezes são necessárias trocas de posição durante o exame para facilitá-lo. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) serão retiradas para análise. Não se preocupe, pois isso é totalmente indolor. O tempo de duração do exame pode variar entre 15 e 50 minutos, dependendo do grau de dificuldade para introduzir o aparelho até o início do cólon e de eventuais procedimentos que se fizerem necessários – por exemplo, retirada de pólipos.
Após o procedimento, o paciente recupera-se da sedação no serviço de endoscopia, sendo liberado após avaliação profissional. Não deve conduzir veículos. Recomenda-se alimentação leve. Em caso de mal estar, náuseas, vômitos, sangramento intestinal ou dor abdominal, o paciente deve entrar em contato com o serviço de endoscopia.
Imediatamente após a realização do exame.
Unidade Centro:
Segunda a Sexta: das 08h às 20h
Sábado: das 08h às 12h
Unidade Sabin:
Segunda a Sexta: das 07h às 17h30
Sábado: das 08h às 12h
Entre em contato