A Endoscopia Digestiva Alta é um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e parte da primeira porção do intestino delgado, o duodeno. O exame é realizado com anestesia local (um spray anestésico na garganta) e com sedativos que são medicamentos administrados na veia que possibilitam um exame tranquilo e indolor.
Para a realização do exame é necessário que o estômago esteja vazio. O paciente deverá permanecer em jejum completo por, no mínimo, oito horas. O uso de grande parte das medicações de uso contínuo pode ser postergado para após o exame, para mais detalhes consulte a equipe Gastrocenter. Caso o paciente seja diabético, o exame deve ser marcado para o horário mais cedo possível, e a insulina ou hipoglicemiantes orais devem ser usados após o exame e próximo à primeira refeição do dia.
Além disso, o paciente deve trazer um acompanhante maior de idade e a documentação solicitada no momento da marcação do exame.
O aparelho de endoscopia é introduzido pela boca, e estuda todo o trajeto até a segunda porção do duodeno. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame para teste da bactéria H. pylori e/ou análise microscópica detalhada – tal procedimento é indolor. Na presença de lesões elevadas (pólipos), o médico poderá realizar a retirada da lesão (polipectomia) durante o exame, esta conduta é individualizada. Caso não haja intercorrências, a duração média do procedimento é de 10 minutos.
Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 10-30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Após a recuperação a Gastrocenter oferece um desjejum, para posterior liberação.
Imediatamente após a realização do exame.
Unidade Centro:
Segunda a Sexta: das 08h às 20h
Sábado: das 08h às 12h
Unidade Sabin:
Segunda a Sexta: das 07h às 17h30
Sábado: das 08h às 12h
Entre em contato