Phmetria esofágica consiste na monitorização do pH (potencial hidrogeniônico) intraesofágico, ou seja, mede a presença de pH ácido dentro do esôfago. Este exame ajuda no diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Uma vez que o exame consiste na introdução de um cateter através da narina, faringe e esôfago, até o estômago, algumas pessoas poderão apresentar náuseas, o que será um problema se o estômago estiver cheio. Portanto, é necessário que você esteja em jejum de pelo menos 6 horas no dia do exame.
Antes de iniciar o procedimento, será colocada pequena quantidade de Xylocaina geléia (um anestésico tópico) na narina a ser utilizada. Essa sonda fica conectada a um aparelho que grava as informações do exame, e que pode ser preso à cintura, e um eletrodo que fica preso à pele através de um adesivo.
Após a instalação do aparelho, a pessoa volta às suas atividades normais (trabalho, estudo, etc.) acompanhado de uma pasta aonde deve marcar toda e qualquer refeição (incluindo líquidos e lanches), anotando o início e o final das mesmas. Deve-se anotar também os períodos em que permaneceu deitado (horário em que deitou e que levantou), e principalmente, deve anotar toda vez que apresentar algum sintoma, explicando o que sentiu. Sem esses dados, não será possível analisar os dados do exame. No dia seguinte, a pessoa deverá retornar e o aparelho será retirado.
Alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame, conforme descrevemos abaixo:
O exame de pHmetria deve ser realizado com o paciente mantendo uma atividade diária o mais próximo do normal possível. Apesar disto, há algumas coisas que não são recomendadas. Não tome banho de chuveiro nem mergulhe enquanto estiver com o monitor. Não passe por detector de metais ou aparelhos de Raio X em aeroportos. Não se aproxime a uma distância menor que 1 metro de microondas em funcionamento
Evite comer ou beber frutas e sucos cítricos em geral.
Sua dieta deverá ser, de resto, dentro dos padrões que usa habitualmente. Se lembre de registrar cada coisa que puser na boca como chicletes e balas.
Ligue para a clínica e um médico ou enfermeira irá lhe orientar. Se o problema ocorrer durante a madrugada ou período em que a clinica estiver fechada:
Os dados gravados pelo aparelho são transferidos para um computador e analisados em conjunto com o diário. Por esse motivo, geralmente demora até 7 dias úteis para uma análise completa.
Unidade Centro:
Segunda a Sexta: das 08h às 20h
Sábado: das 08h às 12h
Unidade Sabin:
Segunda a Sexta: das 07h às 17h30
Sábado: das 08h às 12h
Entre em contato