Desde 1995 atuando nas especialidades de gastroenterologia e endoscopia digestiva, a GastroCenter conta com uma gama de 10 exames para realizar diagnóstico de diversas enfermidades.
Colocação de balão intragástrico
Um dos procedimentos realizados aqui é a colocação do balão intragástrico. A técnica consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar algum do espaço, de forma que a pessoa não sente necessidade de comer muito ou com muita frequência, favorecendo a perda de peso.
A colocação de balão intragástrico para emagrecer é bastante rápida e feito com sedação. O processo pode provocar náuseas, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana.
É preciso verificar o IMC do paciente e seu histórico de outras enfermidades e tentativas anteriores de perda de peso para verificar se o procedimento é necessário.
Endoscopia digestiva alta
A endoscopia digestiva alta é um exame no qual um tubo é introduzido através da boca até ao estômago para permitir observar as paredes de órgãos como o esôfago, o estômago e o início do intestino.
Algumas das doenças que podem ser identificadas através da endoscopia são:
– Gastrite;
– Úlcera gástrica ou duodenal;
– Varizes esofágicas;
– Câncer.
O exame dura cerca de 30 minutos e é indolor. O preparo para a endoscopia inclui fazer um jejum de pelo menos 8 horas e não utilizar medicamentos antiácidos.
Colonoscopia
O exame de colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante à da endoscopia e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal.
A colonoscopia dura entre 30 e 60 minutos, utiliza sedação e detecta a forma mais comum de câncer. Por isso, qualquer pessoa acima dos 45 anos deve incluir o procedimento em sua rotina de exames. Pessoas com histórico familiar de câncer de intestino precisam consultar um médico para saber a idade apropriada para começar a realizar o exame.
Manometria esofágica
O exame é realizado através da introdução de uma sonda de silicone pela narina até o estômago.
A manometria esofágica permite ao médico avaliar o funcionamento do esôfago através da medição de suas pressões. O processo dura de 15 a 30 minutos e não utiliza sedação.
Para se preparar, o paciente deve cumprir jejum completo de 6 horas e suspender medicações para o estômago ou esôfago 48 horas antes do exame.
Manometria anorretal
A manometria anorretal é um procedimento que utiliza de uma sonda, introduzida pelo ânus por poucos centímetros, para avaliar e quantificar as pressões dos esfíncteres anais (músculos responsáveis pela continência).
O exame dura aproximadamente 20 minutos, é indolor e não requer sedativo. Ele é importante para casos de constipação intestinal crônica e incontinência fecal.
Phmetria Esofágica
A Phmetria esofágica é um exame que mede a presença de pH ácido dentro do esôfago com o objetivo de diagnosticar a Doença do Refluxo Gastroesofágico.
O procedimento consiste na inserção de um cateter através da narina, faringe e esôfago, até o estômago. Esta sonda fica conectada a um aparelho que grava as informações do exame por 24 horas. Durante esse tempo, o paciente deve anotar o início e final de cada refeição. No dia seguinte, a pessoa deverá retornar e o aparelho será retirado.
Para o preparo, alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame e deve ser realizado jejum de 6 horas.
Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica
Abreviado de CPRE, o procedimento tem como objetivo avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung pela administração de contraste, seguida de radiografias seriadas do abdômen.
Para realizar o exame, o paciente deve realizar 8 horas de jejum e permanecer internado no hospital por 24 horas.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica diagnostica doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal.
Eletrocardiograma
Este exame avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através dele, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
O eletrocardiograma detecta problemas cardíacos e dura apenas cerca de 10 minutos. Mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame anualmente.
Retossigmoidoscopia
Retossigmoidoscopia é um exame indicado para visualizar alterações ou doenças que afetam a porção final do intestino grosso. Para a sua realização, é introduzido um tubo com uma câmera na ponta através do ânus. Essa câmera é capaz de detectar lesões, pólipos, tumores, entre outros.
O preparo para a retossigmoidoscopia depende do tipo de exame que será feito.
Teste respiratório de intolerância
O teste respiratório detecta intolerância à:
– Lactose
– Frutose
– Sacarose
– Sorbitol
– Xylose (para diagnóstico de enteropatia)
O exame também diagnostica supercrescimento bacteriano no intestino delgado por Lactulose ou Glicose.
O procedimento mede a quantidade de hidrogênio no ar soprado após ingestão de substrato a ser pesquisado misturado em 1 copo d’agua por 20-30 minutos por 2 a 3h.
O paciente não pode fazer uso de antibióticos 7 dias antes do exame e não pode fumar no dia.
GastroCenter: 26 anos de atendimento humanizado
Se você sente qualquer desconforto ou percebeu alterações em seu sistema digestivo, procure um médico gastroenterologista para que ele te encaminhe os exames necessários para o melhor diagnóstico e tratamento do seu caso.
Para realizar seus exames, agende na GastroCenter! Atendemos a diversos planos de saúde. Ligue para:
Unidade Centro: (32) 3233-3038 | (32) 3216-3639
Unidade Albert Sabin: (32) 3249-7124 | (32) 3237-9150