O câncer de estômago é o terceiro tipo mais comum da doença entre os homens e quinto entre as mulheres. Ele se apresenta, em sua maioria, em três tipos: o adenocarcinoma, responsável por 95% dos tumores; o linfoma, presente em 3% dos casos; e o leiomiossarcoma, tumor que se inicia nos tecidos que dão origem aos músculos e ossos. Além disso, boa parte dos casos de câncer de estômago aparecem na população com mais de 50 anos.
No entanto, algumas atitudes e mudanças de hábitos podem ajudar a prevenir o câncer de estômago. Pensando nisso, separamos 4 dicas para que você fique longe dessa doença.
Uma boa alimentação, rica em vegetais crus, frutas cítricas e fibras é muito importante para prevenir o desenvolvimento de tumores no estômago. Comidas com vitamina C e betacaroteno atuam como protetores da região gástrica.
Alimentos processados não são lá muito saudáveis, principalmente por terem poucos nutrientes e muitas calorias. Por isso passe longe ou ao menos evite alimentos enlatados, ricos em corantes e conservantes. Quanto mais natural for a sua alimentação, melhor será para sua saúde.
As substâncias encontradas no cigarro são nocivas à saúde e podem causar diversos tipos de câncer, inclusive o de estômago. Quando se mistura o cigarro e a bebida alcoólica o cenário piora mais um pouco. Agora, se o fumante, além de beber, também tiver sido submetido a operações no estômago, a probabilidade de surgir um tumor no órgão é muito maior.
Os tumores no estômago podem estar relacionados a algumas doenças preexistentes como anemia perniciosa, gastrite atrófica, metaplasia intestinal e infecções pela bactéria Helicobacter pylori. Essa bactéria está presente em 70% da população, mas somente aqueles predispostos geneticamente são infectados. A infecção por H. pylori pode causar gastrite crônica e, se não for tratada, evolui para gastrite atrófica e atrofia gástrica, lesões pré-cancerosas.
Não há sintomas específicos nos casos de tumores gástricos, mas alguns sinais podem ser notados como perda de peso e de apetite, cansaço, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente. Por isso é importante procurar um bom Gastroenterologista e fazer exames como a endoscopia digestiva alta para diagnosticar lesões e tumores.
Conte com a GastroCenter Centro Médico Stella Central nesses momentos.