Mais comum em pessoas com idade acima dos 50 anos, o câncer de estômago é o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens e quinto entre as mulheres.
A doença se desenvolve lentamente, durante anos, e reações pré-cancerosas costumam aparecer no revestimento interno do estômago antes da manifestação do câncer.
Por isso, é preciso ficar atento e seguir algumas recomendações para evitar o desenvolvimento da doença. Confira:
Uma alimentação saudável é o principal método de prevenir o câncer de estômago. O ideal é que a dieta seja rica em vegetais crus, frutas cítricas e fibras, além de comidas com vitamina C e betacaroteno.
Evite alimentos processados e com muitos conservantes e corantes. Prefira uma dieta natural.
O câncer de estômago é apenas uma das doenças causadas pelas substâncias presentes no cigarro. A probabilidade da aparição de um tumor é ainda maior se o fumante também consumir bebidas alcóolicas em excesso e tiver sido submetido a operações no estômago.
A anemia perniciosa, gastrite atrófica, metaplasia intestinal e infecções pela bactéria Helicobacter pylori são algumas das doenças que podem causar o desenvolvimento de um câncer no estômago.
A gastrite atrófica e atrofia gástrica também são lesões pré-cancerosas, que podem se tornar um tumor.
Por isso, é importante ficar ligado nos sintomas de outras doenças e fazer o tratamento de forma correta.
O diagnóstico do câncer de estômago é feito através de biópsia, durante uma endoscopia. Caso o caso seja confirmado, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética vão constatar o estágio da doença.
Após isso, o paciente pode passar por cirurgias e sessões de radioterapia e quimioterapia.